A Solidão do Profeta

quinta-feira, 10 de março de 2016

   
Certa vez durante em uma conversa com uma das pastoras da minha igreja, ela falou sobre a solidão daquele que decide viver pelo chamado. Como argumento para a sua tese, ela falou que muitas vezes o pastor de nossa igreja relatara o quanto que ele se sentia solitário em meio á tanta gente. Na época eu não entendi o que ela estava falando, afinal de contas, eu sempre via o meu pastor cercado de pessoas por todos os lados, que estavam sempre ali para pedir conselho, para pedir oração e também estava sempre em eventos com outros pastores da região, com várias fotos no Facebook e também algumas convenções. Eu não conseguia entender como alguém que era tão relevante para o cristianismo na minha região poderia se sentir solitário. Na época eu não entendia, pois como qualquer um que estivesse no começo da fé, o mundo parecia algo extraordinário.
    Porém, os anos foram se passando, eu fui crescendo espiritualmente e também ministerialmente. Eu precisei obter cargos para entender o que ela estava falando. Chega um determinado momento na sua vida ministerial, onde as pessoas não te chamam mais pelo seu nome, mas sim pelo seu cargo a sua posição na igreja. Você não é mais o João, o Carlos, mas você é o pastor auxiliar, ou coordenador de homens, ou mulheres etc. As pessoas não se aproximam mais com o interesse de te conhecer, mas sim pelo interesse daquilo que você pode oferecer á elas. E isso acaba gerando solidão.
   Um dos personagens com quem eu mais de identifico em toda a Bíblia é o Profeta Elias. Não que eu alguma vez tenha feito cair fogo do céu, ou tenha conseguido profetizar e ver a chuva cair em meio ao deserto, mas sim pela sinceridade com que Elias falava de seus sentimentos. Em 1 Reis, 19:10, nós lemos que, o mesmo Elias que outrora tinha visto cair fogo do céu, e visto Deus realizar tantos milagres, estava agora desanimado, escondido numa caverna, e desabafando com Deus sobre os seus sentimentos mais conturbados. "Tenho sido extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os Filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas á espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida". O que lemos aqui, é Elias indagando á Deus sobre a sua desgraça. O que ele não entendia era como alguém que dedicava tanto a sua vida ao Senhor, poderia ser recompensado com ameaças e morte. De mesmo modo, muitos de nós não entendemos como o seguir á Jesus pode te deixar desamparado... E solitário.
    Se Elias estava solitário? Sim. Ele era o único profeta em Israel, o único que sobrou que permanecia firma na Palavra de Deus, e isso, claramente o deixava solitário. No versículo 4, do capítulo 19 de 1 Reis, nós lemos que Elias pediu a morte para si mesmo! Quão extrema era a dor de Elias! Mas a história não acaba assim. Todo aquele que é chamado pelo Senhor e tem a certeza de quem o Chamou, sabe que não há vida fora do chamado, e que a verdadeira felicidade está em fazer aquilo que Deus o criou para fazer. Nesse mesmo capítulo, Deus levanta Elias com uma nova missão (versículo 15), e assim é conosco: quando tudo parecer seco, Deus nos ensina á ser felizes mesmo no deserto. E por mais que ninguém ouça ou entenda as nossas crises, a Presença de Deus, está sempre com aquele que se dispõe á viver pelo chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© FÉ NÃO É FILOSOFIA - 2015. Todos os direitos reservados.
Todo conteudo publicado são produzidos por Ewerton Morais.
Layout por: Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo